Pré-Operatório

Avaliações

Rotineiramente, o paciente obeso mórbido que busca o tratamento cirúrgico no CITOM, faz avaliações médicas, nutricionais, psicológicas e passa por uma bateria de exames pré-operatórios, listados abaixo:

Exames Laboratoriais

Hemograma, Uréia, Creatinina, Glicemia, TP, KTTP, Provas de Função Tireóidea, Hepática e Pancreática, Colesterol, Triglicerídios e Eletrólitos.

Ecografia Abdominal Total

A ecografia abdominal é um exame indolor, inócuo e sem desconforto que utiliza ultra-sons para obtenção de imagens dos órgãos internos, nomeadamente do fígado, vias biliares, vesicula biliar, pâncreas, baço e grandes vasos, permitindo assim a sua avaliação.

Endoscopia Digestiva Alta

É um exame endoscópico que permite ao médico visualizar diretamente ou na tela de vídeo o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno, bem como realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas simples.

Avaliação Clínica

Inclui eletrocardiograma, Rx do tórax, avaliação Cardiopulmonar e Endocrinológica.

Além da avaliação clínica pré-cirúrgica, o paciente será acompanhado pelos clínicos da equipe na internação e no pós-alta hospitalar.

Avaliação Nutricional

É realizada uma avaliação com a nutricionista no pré-operatório, sendo o paciente acompanhado durante a hospitalização, diariamente, por esta profissional. Após a alta hospitalar, o paciente receberá orientação dietética, por escrito, que deverá ser seguida corretamente.

Avaliação Psicológica

Para um bom resultado é importante o acompanhamento da equipe de psicologia. A cirurgia é uma etapa do complexo tratamento da Obesidade, aliada a uma reeducação alimentar e ao reequilíbrio psicológico.

Avaliação Endocrinológica

Inclui avaliação das causas e consequências da obesidade, avaliação da função tireodea bem como eventual diagnóstico de diabetes, patologia comumente associada à obesidade.

Baixa Hospitalar

  • Autorização da internação hospitalar;
  • Internação na véspera da cirurgia;
  • Visita da equipe do CITOM;
  • Aplicação profilática de antibiótico e anticoagulante;
  • Preparo pré-anestésico.
Importante!

IMPORTANTE

Nas consultas, o paciente é esclarecido a respeito das indicações e objetivos do tratamento, bem como é informado a respeito de como é feito o procedimento cirúrgico, os riscos trans e pós-operatórios.

Nas entrevistas, são esclarecidas dúvidas, a necessidade de adaptação e cooperação por parte do paciente, bem como a importância do comprometimento do mesmo para o sucesso da cirurgia e do tratamento como um todo, alem do apoio familiar.

CALCULE SEU IMC

Para calcular seu IMC, Informe seu peso: e altura:
IMC Classificação
< 18.5 Kg/m² Desnutrição
18.6 a 24.9 Kg/m² Normal
25 a 29.9 Kg/m² Sobrepeso
30 a 34.9 Kg/m² Obesidade grau I
35 a 39.9 Kg/m² Obesidade grau II
> 40 Kg/m² Obesidade grau III

Observação:
É importante consultar um especialista, pois o IMC não analisa as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo.
Fonte ASBS.