CITOM - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida

O Centro de Excelência de Tratamento da Obesidade do Hospital Divina Providência está inserido no contexto dos grupos multi e interdisciplinares que obedecem às orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.

Apresenta em sua equipe, profissionais especializados no tratamento desta doença complexa e de origens multifatoriais, que é a Obesidade. Além disso, o CITOM/HDP conta com o apoio de diversos outros serviços, tais como enfermagem, fisioterapia, radiologia, endoscopia, ecografia, laboratório de análises clínicas e moderno centro de tratamento intensivo (CTI), essenciais no tratamento.

O CITOM (Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida) é um serviço profissional multi e interdisciplinar formado por um grupo de médicos das áreas de Cirurgia, Anestesiologia e Clínica, além da Nutrição, Psicologia e Assistência Social, que em parceria com o Hospital Divina Providência, visam promover a melhora da qualidade de vida do paciente obeso através da assistência e tratamento integral da saúde do obeso.

Iniciou o trabalho em Junho de 2001, tendo realizado no histórico dia 11 de Setembro de 2001, a primeira cirurgia bariátrica videolaparoscópica no hospital Divina Providencia. Desde o inicio, foi organizada uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões, clínicos, psicóloga e nutricionista, alem de equipe de suporte hospitalar. Ao longo do tempo, o número de cirurgias efetuadas foi aumentando substancialmente, graças à credibilidade que a cirurgia foi alcançando na sociedade em geral e no meio médico.

A equipe tem a experiência de mais de 5.200 cirurgias , realiza mensalmente cerca de 45 cirurgias, apresenta baixo índice de complicações e excelentes resultados a curto e longo prazo.

CITOM - Sala Inteligente

Resultados

DOWNLOADConfira o relatório com resultados globais da Cirurgia Bariátrica e do CITOM.

CALCULE SEU IMC

Para calcular seu IMC, Informe seu peso: e altura:
IMC Classificação
< 18.5 Kg/m² Desnutrição
18.6 a 24.9 Kg/m² Normal
25 a 29.9 Kg/m² Sobrepeso
30 a 34.9 Kg/m² Obesidade grau I
35 a 39.9 Kg/m² Obesidade grau II
> 40 Kg/m² Obesidade grau III

Observação:
É importante consultar um especialista, pois o IMC não analisa as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo.
Fonte ASBS.